sexta-feira, 3 de maio de 2013

Por um mundo sem indiretas no Twitter, ou Monica Geller c’est moi


(Não só no Twitter, por sinal.)

Quando eu pensei em escrever esse post, era só porque essas indiretas óbvias, ridículas e passivo agressivas me irritam profundamente. Além de serem atestado de imaturidade, claro.

Mas daí eu parei pra pensar no que leva a gente a tirar minutos do nosso tempo pra bolar a alfinetada perfeita pra pessoa x (porque óbvio que eu já fiz isso, quem nunca – mas eu CRESCI). O que me levava, em particular, a perder meu tempo era normalmente algum tweet/status da pessoa que tinha sido a gota d’água e eu não consegui mais ficar calada, mas ao mesmo tempo não tinha me dado coragem o bastante pra falar diretamente com o ser. E pensando nisso, eu percebi como eram sempre as mesmas pessoas a me incomodar repetidamente.

Agora a parte engraçada. Sabe a beleza do Twitter/Instagram/Facebook/Tumblr? Você escolhe o que aparece na sua timeline. Ninguém é obrigado a seguir ninguém. Aquela pessoa te irritando tá aparecendo ali no seu feed porque você deixa. Óbvio, né? Mas aí vem a parte complicada, não posso dar unfollow porque me segue, porque vejo todo dia, porque insira motivo social qualquer. E se você der unfollow, corre o risco de a pessoa vir tirar satisfação. E você vai dizer o que? Postar indireta é muito mais fácil, sempre foi. Atire a primeira pedra quem nunca mudou o subnick do MSN (que a terra seja leve) e ficou entrando e saindo pra pessoa x ler.

Daí o Zuckerberg se prova genial de novo. Ele sabe que seus amigos são malas e dá a solução: unsubscribe. É lindo, é perfeito, você se livra do pessoal chato mas eles não sabem, logo não há represálias. Mas gente, de verdade, dar unfollow é bom. Não tô dizendo pra cortar da tua vida qualquer pessoa que acordar num dia ruim e for anunciar isso online, ou teus amigos que não param de postar sobre futebol/novela/BBB/política/all that jazz, porque aturar e respeitar esse tipo de coisa é o básico pra se conviver numa sociedade. Mas se tem uma pessoa que você já notou que constantemente te incomoda, te faz mal, vai contra tudo que tu acredita, você quer ela na sua vida pra que?

A real é que falar é fácil, porque eu escrevi isso tudo e sou a pessoa mais amarelona do mundo nessa questão. Pra explicar a segunda parte do título: eu não lido bem com confrontos dessa espécie. Parei de me prestar a mandar indireta, amém, mas tô abrindo redes sociais por aí e ficando irritada. Enquanto eu não chego nesse estágio de iluminação e desapego, fica a dica pra pelo menos o Twitter criar algo similar ao unsubscribe. Desde já, por todos os frouxos por aí, agradeço.

Um comentário:

  1. Adorei o post! Dá até nojo você ver as indiretas que postam por um tweet ou comentário no instagram. Pra quê se importar em ficar mandando indireta pra uma pessoa que, talvez, nem se importe em ler.

    Bem melhor mesmo é ignorar e ser mais feliz (:

    ResponderExcluir